Regulamento




I – FINALIDADE

O Macaé Cine tem por finalidade levar ao público macaense o melhor do curta metragem produzido nos últimos anos.

                                                                      
II – ORGANIZAÇÃO

O Macaé Cine é realizado de forma independente pela Império Produções em parceria com o Tempo Glauber, Fundação Macaé de Cultura, Radio 101 FM, jornal O Debate e organizações ligadas ao Audiovisual. Estamos abertos para propostas de participações em cotas de patrocínio. 

 

III – MOSTRAS COMPETITIVAS – SESSÕES

3. O Festival é composto por:

3.1. SESSÕES OFICIAIS - VOTO POPULAR, de caráter competitivo.

3.1.2. Poderão participar filmes de curta-metragem, até 20 min 
- Realizados por produtores e/ou realizadores macaenses ou radicados na cidade por mais de 02 anos;
- É necessário a presença de ao menos um macaense ou radicado na cidade por mais de 02 anos, na equipe técnica do filme;
- Concluídos nos últimos 5 anos no formato vídeo (DVD), dos gêneros ficção, documentário e animação.

O festival será realizado no mês de Outubro.
Dia 07/10 - Evento de Abertura. Coquetel. Homenagens.
Dia 08/10 - Exibições / competitiva
Dia 09/10 - Exibições / competitiva
Dia 10/10 - Exibições / competitiva
Dia 11/10 - Exibições / competitiva
Dia 12/10 - Exibições / competitiva
Dia 14/10 - Encerramento - Exibição dos Ganhadores



 IV – INSCRIÇÃO

4.1 O tópico Realizador, presente na ficha de inscrição deste festival, deve ser preenchido com o nome do responsável e/ou representante do filme. O nome do Realizador fará parte de toda divulgação do filme, podendo este ser o diretor, produtor ou qualquer pessoa da equipe responsável pelo mesmo.

4.1.2 As inscrições estarão abertas de 18 de Julho de 2011 até 12 de Agosto de 2011.

4.1.3 As inscrições podem ser feitas online através do envio da ficha de inscrição e do link do filme disponível em sítios como You Tube ou através do You Sendit por exemplo. Favor enviar também duas imagens do filme (still) Caso o filme seja selecionado será obrigatório o envio do material conforme o item 4.1.4 descreve. O material nesse caso deve ser enviado para o e-mail inscricao@macaecine.com.br ,o campo assunto do e-mail deve conter as seguintes informações “Inscrição + ´Nome do Filme´”.

4.1.4 Os filmes deverão ser enviados em 2 cópias em DVD junto com a ficha de inscrição, acompanhada da filmografia do realizador e 2 fotos de cena em formato JPG , sinopses, fichas técnica e artística.Os arquivos devem ser impressos –exceto foto – e devem ser conteúdo do cd a ser enviado. O envio deve ser feito por correio postal com aviso de recebimento.

4.1.5 Obedecendo ao período de inscrição, o material deverá ser enviado para:
I Macaé Cine
Império Produções
A/C João Rocha ou Thales de Moraes
Rua: Urano 55 Novo Cavaleiros Loja
CEP: 27930-140 

4.1.6 Os filmes poderão ser enviados em 2 cópias em DVD junto com a ficha de inscrição, acompanhada da filmografia do realizador e 2 fotos de cena em formato JPG , sinopses, fichas técnica e artística.Os arquivos devem ser impressos –exceto foto – e devem ser conteúdo do cd a ser enviado. O material deve ser colocado em envelope lacrado e entregue na Farol Video Locadora, que fica no Shopping da Praia, nos cavaleiros.

4.1.6 O regulamento deste concurso e o formulário de inscrição estão disponíveis na página web do festival www.macaecine.com.br. As inscrições via internet (festival@macaecine.com.br) só serão validadas depois que identificarmos a chegada do material relacionado, que deverá ser enviado até a data de encerramento das inscrições, sendo observada conforme selo dos Correios.

4.1.7 Todos os gastos concernentes ao envio do material ficam a cargo do remetente.


 V – SELEÇÃO

5.1 A seleção dos filmes será realizada por uma comissão nomeada pela direção do Festival.

5.1.2 A organização do Festival entrará em contato com os responsáveis pelos filmes selecionados até o dia 15 de setembro de 2011. As produções que não receberem esta comunicação até esta data mencionada serão consideradas não selecionadas para o festival.

5.1.3 O nome dos filmes selecionados será publicado no site do festival na segunda quinzena de Setembro.

5.1.4 Os filmes que irão concorrer ao Panorama Nacional, já foram previamente selecionados, a mostra Visões Macaenses seguirá os critérios descritos acima. 


 VI – EXIBIÇÃO

6.1 Os filmes selecionados serão projetados de acordo com a programação elaborada pela organização do festival.

6.1.2 Os Filmes serão exibidos na sala de projeção da Sub Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (SEMAPH) que fica localizado no Solar dos Mellos e em instituições parceiras, sendo de importante a presença do realizador na hora da exibição quando possível.  


VII – JURÍ

7.1 O Festival terá 2 tipos de Jurí.

7.1.2:
Os espectadores presentes na sessão, irão votar no melhor curta-metragem na categoria ficção e documentário, assim como para melhor ator e melhor atriz. Os votos serão computados pela equipe, desclassificando votos rasurados, riscados e/ou rasgados.

7.1.3 Jurí ABDeC-RJ: Júri formado por membros da associação.


VIII – PRÊMIOS

8.1.2 O evento concederá o Troféu Macaé Cine, escolhido através de júri popular:

Melhor curta-metragem Ficção – Visões Macaenses
Melhor curta-metragem Documentário - Visões Macaenses
Melhor curta-metragem – Panorama Nacional

8.1.3  O Jurí ABDeC-RJ concederá:
Troféu ABDeC-RJ ao melhor curta-metragem Documentário – Visões Macaenses
Troféu ABDeC-RJ ao melhor curta-metragem Ficção – Visões Macaenses

8.1.5 Os jurados poderão separadamente conceder um prêmio especial e/ou uma menção honrosa, sempre que seja em comum acordo com a Direção do festival, podendo, também, abster-se de conceder qualquer prêmio ou troféu, quando o considere necessário.

8.1.6 Em caso que alguma empresa privada ou instituição governamental deseje instituir algum prêmio especial, troféu ou dinheiro, poderá fazê-lo seguindo seus próprios critérios, com o consentimento prévio da direção do Macaé Cine. Os responsáveis legais das obras audiovisuais selecionadas serão comunicados com antecipação sobre qualquer eventual inclusão de um prêmio que implique a concessão de eventuais direitos de exibição ou correlatos.

8.1.7 Membros das instituições parceiras.
.
8.1.8 - Todos os selecionados receberão um certificado de participação do evento. 


IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 As cópias em DVD dos filmes inscritos nesta edição, inclusive as que não foram selecionadas, passarão a ser parte da videoteca do SEMAPH.

9.1.2 A organização do Macaé CINE. se reserva ao direito de exibir em qualquer meio de comunicação trechos dos filmes participantes com fins de divulgação do festival.

9.1.3 – Cabe à Direção do Festival a solução de qualquer caso omisso.

9.1.4 O ato de inscrição para o concurso de filmes implica a plena aceitação do presente regulamento



Lembramos que o Macaé CINE é uma marca registrada do Grupo Império Produções, e a utilização de sua logomarca necessita de prévia autorização.